Estudar Matemática no YouTube

Neste post indicarei alguns dos canais que conheço o trabalho realizado por eles. Alguns deles tratam a Matemática de maneira mais agradável e divertida, outros se prendem na teoria Matemática do passo a passo rigoroso, excelente para ENEM, vestibulares e rever alguns conteúdos.


Os botões de inscrição só funcionarão dentro do blog ou nos respectivos canais listados a seguir.



Ferretto Matemática


O canal de matemática do Professor Ferretto sintetiza o que milhares de estudantes desejam: é a OPORTUNIDADE única para adquirir um elevado CONHECIMENTO em matemática, desde o nível básico até a matemática do ensino superior. Mais de 1.129 inscritos e mais 74 milhões de visualizações. Se inscreva no canal usando o botão abaixo.

INSCREVA-SE!

Descomplica

Videoaulas, áudios, testes, monitorias e aulas ao vivo com conteúdo de Ensino Médio, pré-vestibular e ENEM para ajudar nos estudos. Mais de 206.078 inscritos e mais 12.239.430 visualizações. Se inscreva no canal usando o botão abaixo.


INSCREVA-SE!

Me Salva

Como estudantes, sabemos do que estudantes não gostam. As aulas são aprofundadas e, ao mesmo tempo, objetivas. Direto ao que interessa, do mesmo jeito que você e seus colegas estudam. Mais de 149.240 inscritos e mais de 12.238.687 visualizações. Inscreva-se no canal usando o botão abaixo.

INSCREVA-SE!

Matemática Rio

A Matemática é curiosa, divertida e interessante! Matemática Rio é um canal com aulas online de matemática, totalmente grátis e criativas! Aprenda em alguns minutos os conteúdos mais cabeludos, além de aspectos filosóficos e belezas da Rainha das Ciências. São mais  de 46.620 inscritos e mais de 2.809.467 visualizações. Inscreva-se no canal usando o botão abaixo.

INSCREVA-SE!

Vestibulândia

Este canal tem por objetivo transformar a educação de Nível Médio em um instrumento de mudanças sociais, promovendo o acesso mais justo aos vestibulares brasileiros. Nossos objetivos são ambiciosos (e, de certa forma utópicos). Queremos:
  • Disponibilizar gratuitamente TODO o conteúdo do Ensino Médio através de aulas no Youtube;
  • Disponibilizar TODO o conteúdo das matérias vigentes na maioria dos concursos públicos brasileiros;
  • Desenvolvimento de conteúdo para livros didáticos gratuitos e abrangentes (apenas com o conteúdo livre poderemos fomentar o desenvolvimento educacional do país, de maneira similar ao que ocorre com o Linux).

São mais de 353.435 inscritos e 46.499.353 visualizações. Inscreva-se no canal usando o botão abaixo.

INSCREVA-SE!

Quebra tudo no ENEM

Aulas de Física e Matemática. Mais de 2000 exercícios resolvidos em vídeos. São mais de 25.004 inscritos e mais de 1.782.068 visualizações. Inscreva-se no canal usando o botão abaixo.

INSCREVA-SE!

Aula livre

Vídeo preparatórios para vestibulares e ENEM. Assista as vídeo aulas, faça os exercícios e baixe as apostilas gratuitas no portal. São mais de 197.609 inscritos e mais de 11.940.335 visualizações. Inscreva-se no canal usando o botão abaixo.

INSCREVA-SE!

Toda a Matemática

Matemática para ENEM, vestibular e ensino superior. São mais de 14.600 inscritos e mais de 227.300 visualizações. Inscreva-se no canal usando o botão abaixo.

INSCREVA-SE!

Vantagens de assistir vídeo aulas na internet

Como já citei, é um ótimo auxílio quando surgi alguma dúvida sobre um determinado conteúdo e não temos um professor ou amigo por dentro do assunto. A vídeo aula torna-se mais atrativa pelo simples fato de ser mais dinâmica contendo áudio, vídeo e explicações usando o quadro e lápis ou outro equipamento de escrita matemática para mostrar os conteúdos de maneira mais clara e direta.


Desvantagem

A única desvantagem que vejo é justamente a troca de informações de quem produz os vídeos e de quem assiste. Mesmo sendo vídeo aulas bem elaboradas do ponto de vista matemático e didático, ainda sim haverá dúvidas dos estudantes que acessam os vídeos. Através de um sistema de comentários sem um editor de texto matemático em LaTeX por exemplo, torna-se impossível resolver algumas dúvidas de última hora.

Há alguns canais (fora do youtube) que disponibilizam vídeo aulas, com um sistema inteligente, onde os estudantes tem um espaço destinado para as dúvidas, isto é, um sistema de comentários que possui um editor de texto matemático que facilita a compreensão dos exercícios realizados nas vídeo aulas. 

Quando as vídeo aulas não são suficientes para tirar todas as suas dúvidas, ter pelos menos um sistema de comentários que possibilite trocar informações num formato de simbologia matemática é essencial. Um exemplo é o Brainly. Leia o artigo Esqueça o Yahoo Respostas! Tire as suas dúvidas na rede social educativa Brainly e conheça esta excelente ferramenta, que disponibiliza um ótimo sistema de comentários, com a linguagem LaTeX incorporada.


Concluindo

Com certeza deixei algum canal de fora desta lista de indicação. Encontrei outros excelentes canais, mas continham poucos vídeos e não estavam atualizando o canal com frequência. Fique a vontade para compartilhar um outro canal sobre Matemática na sessão de comentários deste artigo.

Com o sistema de comentários deste blog, é possível incorporar um vídeo do youtube. Você pode escolher uma vídeo aula bem legal e compartilhar aqui. Espero que estas dicas possam te ajudar em seus estudos diários. Te desejo muito sucesso.

Bons estudos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

James Bond 007 – Coleção Completa Dublado Torrent (1962-2015)

Coleção Resident Evil Torrent – BluRay Pt/Br

Photoshop 2018 EM PORTUGUÊS + CRACK